Assumi, recentemente, em âmbito nacional, a função de Gestor de Qualidade da Vitta Logística. E tenho vivenciado a excelente sensação de aceitação por parte dos outros supervisores, mas tenho que ressaltar o quanto me inspiro em nossos lideres na Empresa. Acredito que, de muitas formas, os resultados que vamos alcançando são a atuação na prática do reflexo desses líderes. Da mesma forma, as equipes refletem, em vários contextos, aquilo que veem em seus líderes. O comportamento, a postura e até a forma de se comunicar de um líder funcionam como um espelho para os colaboradores. É por isso que, quando falamos em autoestima corporativa, não podemos deixar de falar de liderança.
Um líder com autoestima elevada transmite segurança, clareza e confiança. Ele inspira porque acredita em si mesmo e, ao mesmo tempo, acredita na capacidade da equipe. Essa energia contagia, fortalece o ambiente e faz com que todos se sintam parte de algo maior.
Por outro lado, quando o líder demonstra desinteresse aos anseios do coletivo ou desconfiança constante no time, isso também se espalha. A autoestima da empresa enfraquece, e os colaboradores passam a trabalhar mais por obrigação do que por engajamento. Antes de um posto de comando, o líder é o inspirador de sua equipe e o agente em defesa do grupo.
Mas como, na prática, um líder pode ser esse espelho positivo? Aqui estão alguns pontos que considero fundamentais:
O primeiro e talvez o principal ponto é dar o exemplo – não há discurso mais forte do que a prática. Um líder coerente entre o que fala e o que faz gera respeito e credibilidade.
Depois, o líder tem que saber reconhecer e valorizar – líderes que celebram conquistas e reconhecem talentos fortalecem o orgulho da equipe e, por consequência, a autoestima coletiva.